Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Nesta sexta, em Florianópolis, Ocesc elege nova diretoria

Os presidentes das 258 cooperativas filiadas a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) participarão de eleição e posse dos membros do Conselho de Administração para o mandato 2012/2016, nesta sexta-feira (20), às 8 horas, na sede da entidade, em Florianópolis. O evento, que também marcará a apresentação do balanço da atual gestão, será coordenado pelo presidente Marcos Antonio Zordan.
A atual gestão da Ocesc encerra seu mandato num momento estratégico para o cooperativismo – o ano internacional das cooperativas. “A Organização das Nações Unidas enfim reconheceu nosso papel para a sociedade mundial”, realça Zordan.
Segundo o presidente da Ocesc, Santa Catarina tem uma sociedade privilegiada, pois pratica o melhor cooperativismo do Brasil. Aproximadamente 60% de seus habitantes de uma forma ou de outra pertencem a uma cooperativa. “Essa é a nossa grande mensagem. Se quiser uma sociedade melhor, crie uma cooperativa e cumpra com seus princípios”, orienta.
Os ramos de destaque em Santa Catarina, conforme Zordan, são o agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura e consumo. A produção de riquezas das cooperativas depende dos segmentos de atuação, mas hoje o movimento econômico gira em torno de 11% do PIB do Estado e continua crescendo. “Temos um grande diferencial. Onde existe atuação forte de uma cooperativa, o Índice de Desenvolvimento Humano daquela região se sobressai quando comparado com locais que não apresentam participação do cooperativismo”, realça.
O cooperativismo catarinense emprega 35.000 funcionários diretos, mas com grande participação indireta porque existem associados que prestam serviços como cooperativa.
O presidente da Ocesc reforça que a principal bandeira do cooperativismo é “justiça social” porque seu maior patrimônio são os associados. “Mas é lógico que buscamos reconhecimento desse trabalho, fazendo com que os Governos entendam e conheçam o que desenvolvemos, reconhecendo o ‘ato cooperativo’ com uma lei justa”.

AGO

A programação do evento também envolve a apresentação do relatório do Conselho de Administração e o balanço referente ao exercício de 2011; discussão sobre parecer do Conselho Fiscal e da auditoria; deliberação de plano de trabalho e proposta orçamentária para o exercício de 2012; decidir sobre a concessão de poderes para celebrar convenções ou acordos coletivos de trabalho no ano de 2012; aprovar os valores referentes à contribuição sindical a serem aplicados a partir do ano de 2013, entre outros assuntos.
                                     

Postado por Matheus,
Horário: 22:49,
Data: 16/04/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: