Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Nunca se desmotive frente à crise

Dornéles Dávi relata trajetória aos jovens lojistas:
“Ninguém faz nada sozinho, esse é o segredo da consolidação profissional. É importante reconhecer e valorizar a equipe e manter dedicação máxima ao negócio.” Desta maneira, o proprietário das empresas Palácio dos Esportes e Palácio do Som e diretor da CDL Chapecó Dornéles Dávi relatou o aprendizado da carreira empresarial, nesta semana, durante a segunda edição do programa “Trajetória profissional: aprendendo a empreender”. O evento foi uma promoção da Câmara de Desenvolvimento Lojistas Jovem (CDL Jovem) de Chapecó.
O empresário destacou três áreas prioritárias em sua vida: família, esporte e profissão. Dornéles é técnico em contabilidade, tem 68 anos, é casado há 42 anos com Neizita Edir Dávi e tem três filhos: Tatiana, Juliana e Marcelo.
Atuou na liderança comunitária e empresarial. No Lions Clube Chapecó desempenhou papel preponderante em todos os cargos. Em sua gestão como diretor, o clube de serviço conquistou um terreno para construção da sede, onde atualmente beneficia os quatro Clubes de Lions e os dois Leos Clubes de Chapecó. Além disso, sugeriu a construção do “Desbravador”. Também foi presidente da CDL Chapecó no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2010.

TRAJETÓRIA

Em 1943, Esquermesseire Eutiquiano Dávi e Rosa Barella Dávi, pais de Dornéles, vieram de Barão de Cotegipe (RS) para morar em Chapecó, onde instalaram em um galpão de madeira uma indústria de couros. Depois a empresa foi ampliada para sapataria e estofaria. “Começamos com muitas dificuldades, foi o primeiro trabalho dos oito irmãos”, complementou.
Dornéles também foi engraxate na frente da loja dos pais, depois foi auxiliar de ajustador de motores e bancário por dois anos. Neste período, montou uma empresa de distribuição de doces, que posteriormente foi fechada. Após 11 anos voltou a trabalhar na loja da família.
No esporte, participou ativamente da equipe de tiro ao prato, no qual foi treinador durante 19 anos. Também contribuiu com o Clube de Tiro, Caça e Pesca “Caramuru” e na primeira conquista do primeiro título da Chapecoense. No período de 1962 a 1963 serviu ao exército.
A empresa Palácio dos Esportes foi fundada em janeiro de 1964, tendo como sócios todos os filhos. Em dezembro de 1981 faleceu Esquermesseire e em 1999 Rosa. Em seguida os seis irmãos venderam suas ações e permaneceram como sócios Dornéles Dávi e Fátima Dávi Stival. “Eram muitas dificuldades, cinco dos irmãos faziam faculdade fora. Na separação das ações, tivemos que vender muitos imóveis que a empresa tinha”, explicou. Em 1997 surgiu o Palácio do Som, um desmembramento da loja Palácio dos Esportes.
Neste ano a Palácio dos Esportes, segunda loja mais antiga de Chapecó, completa 48 anos de fundação e foi ampliada três vezes. Ao todo são 21 colaboradores que integram as duas empresas.

ORIENTAÇÕES

Para Dornéles, os desafios são de manter o mercado competitivo, melhorar constantemente a equipe e buscar novos clientes. “A transparência na gestão e a valorização dos dirigentes que possuem poder de decisão são medidas importantes para o desempenho das ações”, comentou.
As orientações do empresário aos novos empreendedores são: financie o seu crediário com recursos próprios, não faça dívidas longas, não compre em demasia, não adquira em moeda estrangeira, se mantenha atualizado e nunca se desmotive em frente à crise. “Com amor e respeito ao ser humano é possível motivar a equipe. O engrandecimento de cada um acontecerá conforme sua força de vontade”, finalizou.

EVENTO

De acordo com a diretora da CDL Jovem, Branca Rubas, a iniciativa visa trazer profissionais renomados para apresentar a experiência adquirida na trajetória profissional. “A sociedade precisa de bons exemplos e os novos empreendedores necessitam de motivação para enfrentar os desafios da gestão de empresas”, afirmou.
Branca também destacou a contribuição do empresário para a formação da CDL Jovem. “Dornéles Dávi foi o motivador e, por isso, temos muito carinho e respeito”, finalizou.


Postado por Matheus,
Horário: 00:08,
Data: 03/03/12,
Fonte: MB Comunicação.

Nenhum comentário: