A Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, inaugurou o novo espaço que abriga o Eco-ponto Municipal nesta sexta-feira (02). O local serve como depósito para os pneus descartados, gerados por borracharias, transportadoras e comércios de pneus do município de Chapecó.
O Eco-ponto cumpre com a responsabilidade ambiental, prevista na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, nº. 416/2009. A nova estrutura está situada na Rua Israel, Bairro Presidente Médici. Os pneus são recebidos por um profissional da Secretaria da Saúde nas segundas e quartas-feiras. Assim que reunidos em quantidade para formar uma carga, uma empresa responsável retira o material sem ônus para o município e dá o destino ambientalmente correto.
“Tínhamos o Eco-ponto instalado em anexo ao Verde Vida, com capacidade para armazenar 15 mil pneus, mas por necessidade do Verde Vida ampliar seu espaço produtivo, buscamos esse novo espaço, que é ainda mais amplo, com capacidade para 20 mil pneus. Assim estamos dando o melhor acondicionamento a este material”, enfatiza o Secretário de Saúde, Américo do Nascimento Júnior.
Mais de cem mil pneus oriundos das borracharias, comércios e transportadoras do município já foram reciclados desde fevereiro de 2009, início das atividades do Eco-ponto. “Os resultados já obtidos são positivos. Os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, encontrados em pneus, caíram de 20% em 2007 para 4% em 2011”, finaliza o Secretário Américo.
O Prefeito de Chapecó, José Caramori, enfatiza a importância da conscientização da comunidade para o controle e diminuição dos focos do mosquito no município. “Nessa luta de combate à dengue, estamos investindo em prevenção. Caso seja detectado algum caso da doença, poderemos ter um problema muito sério de saúde pública atingindo toda a sociedade. A iniciativa de instalação de um Eco-Ponto é mais um passo para atingirmos este objetivo”, destaca o Prefeito.
Postado por Matheus,
Horário: 00:02,
Data: 03/12/11,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário