A Associação Comercial e Industrial de
Chapecó (ACIC), através do Núcleo do Jovem Empreendedor (NJE), promoveu na
última semana a palestra “Clientebilidade: atendimento como ferramenta de
gestão”. O evento reuniu mais de 70 pessoas na cantina do Cesec.
O economista Claiton Pacheco Galdino
foi o palestrante convidado. Possui MBA em Marketing, trabalhou em companhias
privadas nacionais e internacionais e é fundador da empresa Cliente Amigo,
especializada na avaliação e monitoramento da qualidade no atendimento.
De acordo com Galdino, clientebilidade
significa a fusão entre os objetivos da empresa e os números monitorados e
controlados, com base na conversa com o cliente. Geralmente, a análise é feita
no pós-venda, identificando aspectos como: que nota você daria à empresa,
voltaria a comprar e indicaria a um amigo? “A satisfação do cliente reflete
principalmente no retorno à empresa e na recomendação para outros
consumidores”, enfatizou.
O palestrante destacou que o
atendimento é um dos fatores principais para os resultados do negócio. Apontou
dados, segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que hoje no Brasil
existem três milhões de empresas consideradas nascentes (até três meses), 11
milhões novas (3 a 42 meses) e 12 milhões estabelecidas (acima dos 42 meses).
Também expôs que dos 27 milhões de
empreendedores, 49% dos iniciantes são mulheres, 4,9 milhões têm entre 25 e 34
anos, 15% têm 2º grau completo, 16% têm pós-graduação e 53% têm renda inferior
a três salários mínimos.
Galdino ressaltou que 50% das empresas
fecham no primeiro ano de atuação e somente permanecem no mercado os melhores
empreendimentos e os mais bem preparados. “A concorrência vai aumentar cada vez
mais. A principal meta dos gestores é não perder clientes”.
O palestrante complementou que a
empresa perde cliente por vários motivos: mudança de endereço do consumidor
(3%), concorrência (5%), preço (9%) e não atender reclamação do cliente (14%).
No entanto, o fator mais significativo é o atendimento, pois 68% dos
consumidores que não retornam afirmam ser mal atendidos.
“Ou seja, o maior desafio dos gestores
é investir em atendimento de excelência, com pessoas capacitadas e bem
preparadas para entender o que o consumidor procura. O resultado dos negócios
não é determinado pelo que a empresa venda ou faz, mas como vende e como faz”,
finalizou Galdino.
O diretor de Desenvolvimento de Núcleos
Setoriais da ACIC, Francis Marcel Post, assinalou a importância do tema
discutido pelos jovens empresários. “Hoje os empreendedores têm mais do que o
desafio de manterem-se competitivos no mercado, precisam também contratar e
capacitar talentos que venham a somar com a cultura do bom atendimento e
fidelização dos clientes”.
Postado por Matheus,
Horário: 18:17,
Data: 30/07/12.
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