Caros leitores,

Estaremos lançando na próxima quarta-feira, dia 08, um novo site para a região Oeste. Devido à necessidade de realizarmos a mudança, atualizaremos o Blog Notícias de Chapecó até esta sexta-feira, 03 de maio.

Agradecemos pela compreensão.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Instituições fazem gestões com autoridades educacionais em Brasília

Dirigentes de universidades comunitárias catarinenses filiadas ao Sistema Acafe estiveram em Brasília para audiências com autoridades da área educacional. Entre os dirigentes, a Unochapecó foi representada pela vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Maria Aparecida Caovilla, em reuniões no Ministério da Educação e com a bancada de parlamentares catarinenses na capital federal.
No MEC, foi entregue ofício ao ministro Aloízio Mercadante, que reitera a solicitação para converter em bolsas de estudos de graduação e pós-graduação lato sensu o passivo tributário, conforme tratativas em andamento no Ministério da Fazenda, Secretaria de Relações Institucionais, Fórum Parlamentar Catarinense e outros órgãos federais. Também foi tratado sobre a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (Cebas) e a adesão ao Prouni. Outro assunto foi a inclusão das instituições de ensino superior e fundações sem fins lucrativos nos editais públicos de fomento ao ensino, pesquisa e extensão e a participação em programas como Pró-engenharias, Pró-licenciaturas e da área de Humanas e Sociais. Também foi defendida a criação no sistema E-mec da categoria de “Especial” para permitir a adesão de instituições comunitárias ao Prouni.
À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram feitos pedidos referentes aos programas de pós-graduação stricto sensu, ampliação de bolsas e manutenção dos programas Pibid e Parfor, como forma de fortalecer a formação de recursos humanos para o magistério. Também foi solicitada a inclusão das instituições comunitárias no edital Pró-equipamentos ou a abertura de edital específico. Outro pedido foi para possibilitar que cursos stricto sensu que possuem conceito quatro possam submeter propostas para ofertas de mestrados e doutorados interinstitucionais.
No Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) foi destacada a importância do Acordo de Cooperação Técnica formalizado com o Sistema Estadual de Ensino. Também foram abordados aspectos relativos ao sistema E-mec para cadastramento das instituições do Sistema Acafe na categoria de “Especial”, para permitir condições de fazer adesão ao Prouni.


Postado por Matheus,
Horário: 22:05,
Data: 04/06/12,
Fonte: Extra Comunica.

Nenhum comentário: