Com a missão de inspirar jovens a
empreender, a Junior Achievement estabeleceu como meta para este ano o atendimento
a 3.800 adolescentes de escolas, empresas e instituições de Chapecó. As
projeções para 2012 foram apresentadas na última semana aos mantenedores locais
na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) pelo diretor executivo
Evandro Carlos Badin.
Serão 144 turmas de nove
escolas/entidades que receberão orientação de aproximadamente 50 profissionais
voluntários, 80% deles ligados às empresas que mantêm o projeto no município e
à ACIC, através das empresas associadas: Construtora Bigolin (Bigolin Distribuidora),
Celeiro Supermercados, Frutas Real, Inviolável, MB Comunicação, Pasquali,
Posmovil e Vetanco. Contribuem ainda o Centro de Integração Empresa-Escola
(CIEE), Gerdau, Orcali, Pasteca, Grupo RBS, RIC, Sebrae, Senac e Senai.
“Para tornar esse planejamento
realidade, precisamos envolver empresas e instituições, visando o
comprometimento dos empresários e seus colaboradores para a atuação voluntária.
É necessário inspirarmos um número cada vez maior de adolescentes e jovens a
empreenderem suas vidas e carreiras e a se prepararem no presente para o
futuro”, enfatizou Badin.
As ações, neste ano, estarão voltadas
aos seguintes programas: Introdução ao mundo dos negócios; Economia pessoal; As
vantagens de permanecer na escola; Atitude pelo planeta; Vamos falar de ética e
Nosso planeta, nossa casa.
O vice-presidente da ACIC Flávio
Pasquali assinala que o incentivo das empresas parceiras é o que torna o
projeto viável no município. “Os alunos que têm acesso aos programas recebem
alternativas de um futuro melhor. A orientação dos empresários e profissionais
contribuirá para que os jovens sejam cidadãos conscientes e até
empreendedores”.
AÇÕES
As atividades definidas para este ano
em Chapecó terão a coordenação de Maria Estela Zuffo. Dentre as nove escolas
definidas e as 144 turmas planejadas, o plano da ACIC contempla 39 turmas,
somando 1.010 alunos e 225 horas/aula, desenvolvido na Escola de Educação
Básica Zélia Scharf, Colégio Exponencial, Programa Viver e Programa Verde Vida.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
organizará outras cinco turmas na Escola de Educação Básica Zélia Scharf,
atendendo 125 adolescentes através do programa Vamos falar de ética. A empresa
Ultragaz envolverá 150 adolescentes nos programas Introdução ao mundo dos
negócios; Economia pessoal e As vantagens de permanecer na escola.
As categorias de base da Chapecoense
também serão atendidas pelas ações do Economia pessoal e As vantagens de
permanecer na escola, com 900 vagas.
PROGRAMAS
As ações são voltadas ao ensino
fundamental e médio. Do quinto ao nono ano, os adolescentes podem participar
dos seguintes programas: Introdução ao mundo dos negócios traz noções sobre
economia de mercado e as funções básicas de uma empresa, além de possibilitar o
desenvolvimento de um plano de carreira; Economia pessoal estimula o jovem a
descobrir seu potencial e a explorar opções de carreira, como conseguir um
emprego e o valor da educação; As vantagens de permanecer na escola; Nosso planeta, nossa
casa tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento
sustentável e do consumo consciente.
No ensino médio, os jovens acompanham o
programa Atitude pelo planeta e Vamos falar de ética. O primeiro apresenta e
desenvolve, através de atividades lúdicas e de ações relacionadas ao exercício
da cidadania, os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. O
segundo leva aos jovens reflexões sobre uma conduta ética em suas vidas pessoal
e profissional, contribuindo para uma melhor compreensão de seu papel como
cidadãos.
ENTIDADE
A Junior Achievement é uma associação
empresarial, de caráter educativo e sem finalidade econômica. Criada em 1919,
beneficia anualmente, de forma gratuita, 10,6 milhões de jovens em 118 países.
Em Santa Catarina, neste ano, atenderá 40 mil jovens em 50 cidades. Serão 1.430
turmas contempladas por 13 programas e 10.080 horas/aula.
Postado por Matheus,
Horário: 23:58,
Data: 04/05/12,
Fonte: MB Comunicação.
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