No trabalho diário na Educação
Infantil, especialmente quando se trata de turmas de berçário, com crianças de
zero a dois anos, é comum o ato da mordida, que normalmente representa a
disputa de brinquedos, atenção, carinho, forma de descarregar as tensões, de
demonstrar sentimentos, entre outros. Tudo isso acontece de forma muito
natural, uma vez que a criança não vê nenhuma maldade nisso.
Com o intuito de combater algumas
atitudes consideradas negativas, a professora Simone Miotto, do CEIM Cristo
Rei, em conjunto com as demais professoras que trabalham com as turmas de
berçário, atendidas pela instituição, desenvolveu um projeto que tem por
objetivo evitar a mordida no cotidiano escolar. O projeto chamado ‘Construindo
Relações Afetivas através do Lúdico’ tem como objetivos priorizar e incentivar
o carinho, o respeito, a solidariedade, a coletividade, propondo momentos de
interação entre os alunos.
A proposta vem sendo trabalhada desde o
início do ano e teve ótimos resultados. “Muitas são as atividades que envolvem
a importância da família, a comunicação, a linguagem corporal, a música,
brincadeiras, dentre outras. A partir desse trabalho, observou-se que o ato de
morder praticamente desapareceu”, comenta a professora.
De acordo com a Secretária Municipal de
Educação Sueli Suttili, “uma das atribuições do professor é desenvolver
práticas que solucionem as dificuldades encontradas na sala de aula, visando à
eficácia do processo ensino-aprendizagem”, disse.
Postado por Matheus,
Horário: 21:09,
Data: 17/05/12,
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de Chapecó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário