Num cenário de intensas mudanças e
transformações na sociedade brasileira, as cooperativas catarinenses ampliam
velozmente sua presença na internet. Formação de redes sociais foi o tema do 8º
Encontro de Assessores de Comunicação das Cooperativas de Santa Catarina,
realizado na última semana em Florianópolis.
O conteúdo científico do encontro foi
ministrado pela jornalista e doutora em comunicação Pollyana Ferrari. O tema
havia sido discutido nos encontros de 2007 e 2010 com a mesma docente e, neste
ano, voltou à pauta em razão da crescente importância das redes sociais nas
organizações.
A professora Pollyana Ferrari é jornalista
pela PUC-SP e doutora em ciência da comunicação pela ECA/USP. Há 23 anos atua
no mercado editorial de tecnologia da informação, tendo dedicado os últimos 13
anos à Internet. É professora da PUC-SP e da Associação Brasileira de
Comunicação Empresarial. Escreveu os livros Jornalismo Digital, Hipertexto,
Hipermídia e A força da Mídia Social. Dirige a Polipress Cooperativa Digital.
As redes visam aumentar a integração de
seus colaboradores e o fluxo de informações entre suas divisões, departamentos
e cooperativas, fortalecendo as funcionalidades e recursos existentes nos
conteúdos oferecidos pela Assessoria de Imprensa. Isso significa gerar ambientes
de troca de informações, de experiências e de casos de sucesso em que todos são
beneficiados, cooperados e trabalhadores.
O conteúdo programático focalizou a Web
2.0 (segunda geração de serviços disponíveis na Internet), qual sua abrangência
e significados práticos; compartilhamento de informações; o caráter de
interação e usos corporativos do Twitter e Facebook.
Pollyana destacou que os meios
tradicionais como jornais e revistas difundem suas mensagens através de canais
com suporte concreto. O que acontece com as novas tecnologias é que elas mudam
esta realidade quando alteram os conceitos de periodicidade para o tempo
instantâneo. A comunicação passa a ser orgânica e horizontal, ou seja, de todos
para todos.
A docente explica que as mudanças e
transformações nos processos comunicacionais estão ancoradas em uma forte
tendência: as integrações de som, texto, imagem. Por isso, ensina, “devemos
experimentar todas as possibilidades que o meio oferece. Vivemos uma agressiva
competência empresarial onde a evolução tecnológica possivelmente impulsione
uma narrativa diferente”.
TENDÊNCIAS
Dentro de dois anos, o e-mail deverá
ser substituído pelas redes sociais dentro das empresas de acordo com a maioria
dos especialistas, que sustentam quatro previsões sobre o uso dessa mídia
dentro do ambiente corporativo.
Essas projeções são as seguintes: Em
2014, os serviços de redes sociais deverão substituir o e-mail e se tornar o
principal meio de comunicação para 20% dos usuários corporativos. Já em 2012,
mais de 70% dos projetos mundiais de TI serão dominados por mídias sociais.
Dentro de quatro anos, 70% das aplicações de colaboração desenhadas para PCs
serão remodelados para se aproveitar das lições aprendidas com os usuários de
aplicativos de smartphone. Em 2015, apenas 25% das empresas utilizarão
ferramentas internas (intranet) para melhorar o desempenho das organizações e a
produtividade das equipes.
A promoção do Encontro de Assessores
foi da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), com patrocínio
do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) e
coordenação do jornalista Marcos Bedin e do coordenador de treinamento do
Sescoop, Ramiro Hensel.
Postado por Matheus,
Horário: 17:08,
Data: 12/03/12,
Fonte: MB Comunicação.
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