O Procon (Fundação de Proteção e Defesa
do Consumidor) de Chapecó divulgou a lista com os detalhes dos atendimentos aos
consumidores realizados em 2011. Das 4.231 reclamações registradas, 2.408 foram
de apenas 20 empresas, isso representa 57% do total. A campeã de reclamações
foi a BV Financeira, com 923 queixas, em seguida a Oi Brasil Telecom com 171, e
na sequência o Banco Santander com 160.
De acordo com a Coordenadora do Procon,
Inajara Antonini, a principal demanda da BV Financeira foi por cobranças
indevidas, a chamada “tarifa de abertura de crédito”. “Conseguimos a
restituição da maioria desses contratos e, posteriormente, a BV entrou com uma
ação judicial dizendo que o consumidor estava consciente da tarifa na hora da
contratação, então ele não tinha que questionar”, conta. O Supremo Tribunal de
Justiça (STJ) entendeu que se trata do juro compactuado, onde ambos têm ciência
do valor. A partir de outubro não foi mais possível buscar as restituições.
Analisando a pesquisa, podemos perceber que das 20 mais reclamadas, 14 são
instituições bancárias. “Este foi o ano dos bancos, a maioria problemas com
valores e juros contratuais”, expõe.
No Brasil, não há lei de limite em
relação à porcentagem de juros, então a recomendação é de que o consumidor
fique atento às cláusulas dos contratos e não assine nada sem ler. “Caso tenham
alguma dúvida, eles podem trazer os contratos para que o Procon analise, porque
depois de assinado fica muito difícil discutir a questão dos juros”, comenta
Inajara.
Em segundo lugar na estatística está a
Oi Brasil Telecom, que nos três anos anteriores ocupava a primeira posição,
devido a problemas na prestação de serviços e cobranças indevidas. “No ano
passado fizemos uma reunião com as empresas de telefonia e agora eles sempre
enviam um representante para as reuniões de conciliação e normalmente
resolvemos aqui no Procon mesmo”, assegura à coordenadora.
Em 2010, o Procon atendeu cerca de 15
mil casos e resolveu 80% deles. O resultado de resoluções parcial de 2011 é de
43%, mas até março, deve superar ou igualar a mesma média do ano anterior.
Reclamações no Brasil
Os dados do Sistema Nacional de
Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) indicam que no país, os assuntos
mais demandados são: cartão de crédito (9,21%), telefonia celular (7,99%),
banco comercial (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelho celular (5,44%). E
os principais problemas enfrentados pelos consumidores são: 35,46% com
cobranças (falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas etc), 19,99%
com ofertas, 11,62% com contratações (alterações unilaterais, descumprimento de
ofertas e enganos em peças publicitárias) e 11,19% com qualidade (vício,
defeitos e garantias de produtos).
As 20 empresas de Chapecó com maior número de reclamações em 2011:
Empresa e Nº de Reclamações
BV FINANCEIRA - 923
OI BRASIL TELECOM - 171
BANCO SANTANDER - 160
ITAÚ - 140
BRADESCO - 132
BANCO FINASA -103
BANCO AYMORE - ABN AMRO ARREND MERC S/A - 100
TIM CELULAR S/A - 95
CLARO S/A - 74
BANCO BMC S/A - 57
PANAMERICANO - 54
ITAUCARD - 53
BANCO BMG S/A - 51
BANCO DO BRASIL S/A - 50
BANCO SAFRA S/A - 47
CASAN - 46
LG ELETRONICS DA AMAZÔNIA LTDA - 43
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - 38
BANCO FICSA S/A - 37
MAGAZINE LUIZA S/A - 34
Postado por Matheus,
Horário: 23:37,
Data: 09/02/12,
Fonte: Voz do Oeste.
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