Rapidez, conforto e praticidade são
alguns dos benefícios do projeto pioneiro “catálogo eletrônico” lançado na
última segunda-feira (13) pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e
pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC),
em Chapecó. O projeto foi apresentado pelo proprietário da empresa Isthmus,
Elton Chitolina, responsável pela implementação. A proposta está voltada a
fazer de Chapecó a primeira cidade do país a ter todo o comércio varejista
integralmente on-line. Posteriormente, a iniciativa será implementada em todo o
Estado.
De acordo com o presidente da CDL Chapecó,
Gilberto João Badalotti, a iniciativa tornará as empresas mais competitivas
nacionalmente, o que impulsionará o comércio eletrônico e contribuirá para
visibilidade das marcas. “Os benefícios da comunidade on-line são vários, como
o baixo custo operacional, facilidade de uso das ferramentas e, principalmente,
aproximação com os clientes”, complementou.
O vice-presidente de eventos e
planejamento da FCDL/SC Mauro Cesar Finco, ressaltou a importância das lojas se
adequarem ao novo consumidor, mais crítico e exigente. “Atualmente, as pessoas
não estão mais limitadas ao horário normal de atendimento dos estabelecimentos
comerciais”, explicou.
Em Chapecó alguns estabelecimentos
iniciaram a implantação do projeto que prevê três etapas: criar catálogo
on-line de todas as empresas de Chapecó associadas à CDL; converter em loja
virtual e integrar o catálogo de cada empresa automaticamente no sistema
unificado da entidade que servirá de canal de marketing de referência na
internet.
“Os lojistas que aderiram estão
satisfeitos e afirmam que a venda no comércio eletrônico depende da
competitividade e do investimento em marketing. Também relatam que a maioria
das vendas ou acessos aos catálogos on-line acontecem durante a noite e aos
fins de semana, nos horários em que as lojas estão fechadas”, ressaltou
Badalotti.
BENEFÍCIOS
De acordo com o proprietário da
Isthmus, a internet possibilita inúmeras opções de crescimento para os empresários.
“O faturamento das lojas virtuais em 2007 foi de R$ 6,5 bilhões. No ano passado
as vendas superaram R$ 20 bilhões. Além disso, 52% das compras em lojas físicas
nascem na internet”, exemplificou.
Chitolina ressaltou que o e-commerce é
uma evolução natural do comércio à distância. “Essa iniciativa não é
concorrente com as lojas físicas e sim um canal complementar de vendas”.
“A população local e regional poderá
receber newsletter e informações de produtos conforme o interesse pessoal. Além
disso, o cliente poderá selecionar atendimento, e o lojista personalizar a
venda oferecendo atendimento a domicílio”, complementou Badalotti.
A CDL Chapecó estuda a viabilidade de
implantação de um cartão multifidelidade que oportunizará acumular pontos que
poderão ser utilizados para pagar as aquisições em lojas conveniadas, após
compra pelo comércio eletrônico. A partir dessa proposta serão lançadas
campanhas promocionais, a exemplo do Dia das Mães.
Postado por Matheus,
Horário: 22:42,
Data: 14/02/12,
Fonte: MB Comunicação.
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