Uma pesquisa do Núcleo Oeste das
Agências de Propaganda da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC)
apontará o perfil do consumidor e será concluída até o final deste mês. A
iniciativa é pioneira, pois abordará hábitos, comportamentos e tendências. De
acordo com o coordenador do Núcleo, Max Nunes Ceschi, as empresas de grandes
redes desenvolvem levantamento antes de se instalarem no município, porém,
focadas apenas a seus segmentos. “A intenção das empresas nucleadas é desvendar
o comportamento dos clientes no momento das compras”, complementa.
O trabalho iniciado no mês de dezembro
definirá a conduta do cliente no momento da decisão de compra e contribuirá
para estabelecer um diferencial competitivo aos clientes das agências
nucleadas.
A empresa Inteleco, responsável pela
pesquisa, está concluindo as entrevistas, com a amostragem de 1.111
participantes de diversos locais e de maneira aleatória. Os entrevistados
responderam perguntas sobre caracterização do consumidor, orçamento familiar,
fatores que influenciam na decisão, papéis do consumidor no ato da compra,
tipos de comportamento de compra e processo de decisão para novos produtos.
Segundo o coordenador do Núcleo,
Chapecó tem apresentado nos últimos anos desenvolvimento contínuo,
principalmente com a vinda de grandes redes e com a instalação do shopping.
Para Ceschi, as agências necessitam ter conhecimento aprofundado do
comportamento de consumo das pessoas da região Oeste, pois o nível de
competitividade é altamente agressivo, uma vez que as relações comerciais dos
grandes grupos são focadas em resultados, buscados através de pesquisas,
relacionamentos e ações estratégicas.
Com o levantamento do comportamento de
consumo, aliado com o conhecimento das agências nucleadas, será possível traçar
estratégias e desenvolver ações para melhorar a relação com o cliente. “A
história nos mostra que, no modelo de mercado do Brasil e do mundo, ter poder
de persuasão é essencial na construção de grandes marcas e em sua consolidação.
Regionalmente não é diferente, pois grandes marcas foram edificadas com
estratégias de propaganda. Atualmente, mais do que propagar em qualquer meio, o
empresário necessita de planejamento para atingir o consumidor que está cada
vez mais exigente”, exemplifica.
Ceschi
antecipa que apenas uma parte do resultado será divulgado à comunidade por ser
uma ferramenta estratégica. “Apenas as agências nucleadas terão acesso ao
conteúdo completo”, ressalta.
Postado por Matheus,
Horário: 23:44,
Data: 27/01/12,
Fonte: MB Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário