A Unochapecó forma neste sábado, 17 de
dezembro, sua primeira turma do curso de Medicina. Implantado em fevereiro de
2006, e com 12 semestres componentes da matriz curricular, o curso forma 29
novos médicos para atuar na área da saúde.
A solenidade, que ocorre às 17h no
Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, terá como integrantes da
mesa de honra o reitor Odilon Luiz Poli, a diretora da Área de Ciências da
Saúde, professora Maria Tellechêa da Silva, e o coordenador do curso e
homenageado como patrono e nome da turma, professor Marcelo Moreno. Também
estarão na mesa o professor Elton Backes, homenageado como paraninfo da turma,
o professor Aland Waldow, destacado como amigo da turma e a funcionária
homenageada Gisele Vanturin Fedrigo.
Os primeiros médicos formados são: Ana
Paula Pereira Dal Magro, André Luiz Bortoluzzi, Carolina Canton Sandrin,
Cíndiamar Tomé, Daniel Henrique Bischoff, Danilo Salandini Rosseto, Dario Lino
Gennari, Débora Nakatani Lopes, Elton Andreolla, Fábio Roberto Bardemaker
Batista, Gabriel Faquetti Morandini, Jackson Rossoni Mendes, Jean Miguel
Andary, José Guilherme Romero de Souza, Kaline Filippi Chiella, Kaline Velho
Canal, Laura Zanchet, Maria Gabriela Lang, Maríndia Sitta, Naiana Steimetz
Confortin, Nayara Denise Immich, Pablo Tiago Rodrigues Gonçalves, Patrícia
Hermann Batista, Rafael Felipe Lucena Barbosa, Thais Cristina Bonetti, Tiago
Fracasso, Vanessa Gheno, Vanessa Lunelli e Vinícius Chies de Moraes.
Projeto pedagógico e diferenciais
O curso de Medicina da Unochapecó,
criado dentro das mais modernas tendências do ensino médico, enfatiza a
articulação entre teoria e prática em todos os momentos do processo de
formação. Possui 26 laboratórios específicos, equipados para suprir
necessidades do ensino, articuladas com atividades de pesquisa e extensão. Seu
projeto pedagógico tem, entre os diferenciais, o caráter generalista e
reflexivo e a promoção da atenção integral ao paciente.
A formação oferecida pelo curso
objetiva graduar profissionais capacitados para resolver problemas relacionados
à saúde e doença da comunidade, com conhecimentos para promover a prevenção, o
tratamento e a reabilitação. O currículo valoriza o tratamento e também o olhar
crítico em relação à origem e prevenção das doenças. Tem como marcos
filosóficos a permanente postura ética e o comprometimento do futuro
profissional com a qualidade de vida do ser humano.
Postado por Matheus,
Horário: 23:29,
Data: 16/12/11,
Fonte: Extra Comunica.
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